AACRIMESC


Fundada em 5 de agosto de 1982, na cidade de Florianópolis, a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina- AACRIMESC é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que congrega em seu quadro associativo centenas de advogados criminalistas espalhados por todo o território catarinense.

A primeira Diretoria da Associação foi composta pelos advogados Dr. José Manoel Soar (Jaraguá), Dr. João José da Costa, Dr. Lourival Pereira Amorim, Dr. Paulo Leonardo Medeiros Vieira e Dr. Leoberto Baggio Caon, sendo este último causídico o primeiro presidente da instituição.

Dentre suas diversas atribuições estatutárias e regimentais encontra-se o fomento e a cultura jurídica das ciências criminais, que se materializa com a promoção de seminários, debates, grupos de estudo e, principalmente, pela realização de seus conceituados simpósios anuais, nos quais são proferidas palestras por renomados juristas de todo Brasil.

O evento tem percebido merecido reconhecimento por aguçar o senso crítico de advogados, defensores públicos, juízes, promotores, professores, bacharéis e acadêmicos, batendo recorde de público e esgotando antecipadamente as inscrições face a qualidade dos conferencistas que compõem sua grade de programação.

Além de incentivar o estudo e o aperfeiçoamento, a Associação realiza um importante papel na defesa de prerrogativas dos advogados criminalistas, atuando tanto de maneira individual quanto coletiva para garantir o respeito que este delicado ramo da advocacia necessita.

Em razão de seu relevante papel social, a Associação teve sua utilidade pública reconhecida primeiramente no âmbito estadual, com a promulgação da Lei Estadual de Santa Catarina n. 7628, de 14 de junho de 1989 e, posteriormente, sua importância foi reconhecida pelo município de Florianópolis, onde se encontra sediada, por intermédio da Lei Municipal de Florianópolis n. 3383, de 25 de maio de 1990.