AACRIMESC


Fundada em 5 de agosto de 1982, na cidade de Florianópolis, a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina – AACRIMESC – é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que agremia os advogados criminalistas do estado catarinense.

A primeira Diretoria da Associação foi composta pelos advogados Dr. José Manoel Soar (Jaraguá), Dr. João José da Costa, Dr. Lourival Pereira Amorim, Dr. Paulo Leonardo Medeiros Vieira e Dr. Leoberto Baggio Caon, sendo este último causídico o primeiro presidente da instituição.

A Entidade congrega em seu quadro associativo cerca de 350 (trezentos e cinquenta) advogados criminalistas espalhados por todo o território de Santa Catarina.

Dentre suas diversas atribuições estatutárias e regimentais encontra-se o fomento e a cultura jurídica das Ciências Criminais, que se materializa anualmente com a realização de Simpósios promovidos pela Associação, nos quais são proferidas palestras por renomados juristas do Brasil.

Atualmente em sua décima edição, o evento tem percebido merecido reconhecimento por aguçar o senso crítico de advogados, defensores públicos, juízes, promotores, professores, bacharéis e acadêmicos, batendo recorde de público e esgotando antecipadamente as inscrições face a qualidade dos conferencistas que compõem sua grade de programação.

A Associação teve sua utilidade pública reconhecida primeiramente no âmbito estadual, com a promulgação da Lei Estadual nº. 7628/89.

Posteriormente, sua importância foi reconhecida pelo município de Florianópolis, onde se encontra sediada, por intermédio da Lei Municipal nº. 3383/90