Presidente da AACRIMESC participa da XIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

O Presidente da AACRIMESC, Dr. Hélio Rubens Brasil, esteve presente na XIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que ocorre na cidade de São Paulo entre os dias 27 e 30 de novembro.

Durante o Evento Especial pela Defesa da Advocacia Criminal Brasileira, o Presidente relatou a mesa de número seis, que contou com as palestras “J’accuse e Acusolatria, a Inquisolatria e a Demonização do Direito de Defesa. Um Manifesto Garantista”, de Lenio Strek (RS) e “Direito de Defesa: Esse Maldito”, de Técio Lins e Silva (RJ).

Segundo o Presidente: “O debate foi muito proveitoso ao enfatizar o papel do(a) advogado(a) de defesa na constante luta pelo Estado Democrático de Direito. Quando se tenta mitigar o habeas corpus (o que só ocorreu na época da ditadura militar e temos observado atualmente) o direto de defesa está sob constante ameaça. Por isso o evento contribuiu para alertar a sociedade jurídica em prol da Constituição Federal”, explicou Hélio Brasil.

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem póstuma ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que cometeu suicídio após prisão na Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal.